Este
dia 20 de novembro de 2012 marca os 317 anos da morte de Zumbi dos
Palmares, e o feriado conhecido como Dia da Consciência Negra visa
lembrar aos brasileiros a importância do povo africano na formação da
cultura nacional. E, como não podia deixar de ser, no futebol, esporte
mais importante do país e forte expressão da cultura brasileira, o negro
também teve - e continua tendo - participação importante.
O
futebol chegou ao Brasil com status de esporte de elite. Na Inglaterra,
já era jogado por operários de fábricas, mas chegou a terras brasileiras
por meio de estudantes de classe alta, que voltavam do Reino Unido com
bolas e chuteiras na bagagem, como foram os casos de Charles Miller e
Oscar Cox, os pioneiros da modalidade no Brasil.
Bangu e Vasco: pioneirismo e "exclusão"
No
entanto, não demorou muito para que o football conquistasse os
operários e trabalhadores também do Brasil. O exemplo mais simbólico é o
do Bangu Atlético Clube, time fundado por ingleses, mas formado, em
grande parte, pelos operários da Fábrica de Tecidos Bangu, no subúrbio
do Rio de Janeiro. O clube foi o primeiro no estado a escalar um atleta
negro, Francisco Carregal, em 1905. O feito fez com que, em 1907, a Liga
Metropolitana de Football (equivalente à atual FERJ) publicasse uma
nota proibindo o registro de "pessoas de cor" como atletas amadores de
futebol. O clube, então, optou por abandonar a Liga e não disputar o
Campeonato Carioca.
O Bangu ficou conhecido como um clube símbolo
da luta contra o racismo no futebol brasileiro, mas foi o Vasco da Gama
que entrou para a História ao conquistar um título com um plantel
formado quase que inteiramente por jogadores negros, muitos deles
"contratados" junto ao Bangu (à época, o futebol ainda era amador, e não
havia contratações formais de atletas). O clube, que em 1905 já havia
elegido um presidente mulato, Cândido José de Araújo, foi campeão
carioca em 1923, seu ano de estreia na Primeira Divisão, e despertou a
ira dos rivais. No ano seguinte, Fluminense, Flamengo, Botafogo e outros
times abandonaram a Liga e fundaram a Associação Metropolitana de
Esportes Atléticos (AMEA), entidade à qual o Vasco só poderia se filiar
se dispensasse seus 12 atletas negros.
Cabelo esticado e pó-de-arroz para disfarçar
Apesar
do grande racismo no futebol brasileiro no início do século XX, o
primeiro grande ídolo da modalidade no país foi justamente um mulato.
Filho de um alemão com uma brasileira negra, Arthur Friedenreich foi o
maior jogador brasileiro na época do futebol amador. Autor do gol que
daria o primeiro título à Seleção Brasileira, o Sul-Americano de 1919,
Friedenreich era mulato e tinha olhos verdes. antes de entrar em campo, o
atacante esticava o cabelo rente ao couro cabeludo para parecer "mais
branco".
Tática semelhante foi usada por Carlos Alberto, jogador
que trocou o America pelo Fluminense em 1914. Como a camisa branca do
clube de elite da zona sul contrastava com sua pele mulata, Carlos
Alberto entrava em campo maquiado com pó-de-arroz, que, ao longo da
partida, ia escorrendo junto ao suor. A torcida então passou a gritar
"pó-de-arroz", que posteriormente se tornaria um apelido dos adeptos
tricolores.
Profissionalismo e a inserção do negro no futebol
O
Fluminense, aliás, também teve sua participação na luta contra o
racismo no futebol, apesar de involuntariamente. À medida que a presença
de negros e mulatos foi se tornando cada vez mais aceita dentro dos
elencos - ou necessária, pois o nível do futebol praticado em campo ia
melhorando e os times se viam obrigados a contar com jogadores de todos
os tons de pele para poder competir em pé de igualdade com seus rivais -
o clube das Laranjeiras viu aumentar o preconceito dos sócios com os
jogadores negros que frequentavam sua sede. Como uma medida para separar
sócios de jogadores, o Fluminense entrou na briga pela
profissionalização do futebol no início da década de 1930, fazendo com
que seus jogadores, agora empregados assalariados, entrassem na sede das
Laranjeiras pela porta de funcionários e não mais tivessem contato com
os sócios elitistas.
A profissionalização do futebol no Brasil
foi um grande passo para a redução do racismo na modalidade. Como os
atletas passaram a ser contratados e pagos de acordo com seu nível
técnico, a cor de pele dos jogadores passou a ser uma questão menos
importante. A nova situação do futebol brasileiro propiciou o
reconhecimento de talentos como Leônidas da Silva, o Diamante Negro, que
encantou o mundo na Copa de 1938, na França. Antes disso, a presença de
negros na Seleção Brasileira ainda era vista com maus olhos.
Em
1921, por exemplo, o então presidente Epitácio Pessoa sugeriu que não
fossem convocados jogadores negros para a disputa do Sul-Americano
daquele ano para que fosse projetada no exterior "uma imagem composta
pelo melhor da sociedade brasileira". No entanto, a popularização do
futebol ao longo do século passado o expandiu a todas as camadas sociais
do país, e negros como Domingos da Guia, Leônidas, Barbosa, Nilton
Santos e outros foram conquistando seu espaço nos clubes e na Seleção e
agregando valor ao futebol brasileiro.
Atualmente, ainda não é
possível dizer que o futebol brasileiro se viu livre do racismo. No
entanto, é evidente o reconhecimento da participação do negro no
desenvolvimento do futebol do país, a ponto de o melhor jogador de todos
os tempos, eleito atleta do século XX, Pelé, ser negro e não precisar
esticar o cabelo nem passar pó-de-arroz para ter seu talento
reconhecido.