26 fevereiro 2013

Sistema 4-5-1

Artigo de  Valter Correia on December 27, 2011 at 9:30 AM
        Nos tempos primitivos, o setor ofensivo era o mais importante entre todos os setores no futebol. Com o tempo, esse deixou de ser o setor mais importante, e marcar golo não era o objetivo principal. Por muito tempo, considerou-se que defender bem era o objetivo principal, e por essa razão, a maior parte das equipas organizou os seus esquemas táticos baseados numa ba organização defensiva. Hoje, o objetivo principal já não é defender bem, nem tentar sempre marcar golos.

       O futebol atual está delineado pela ocupação equilibrada dos espaços no campo, pois tanto os defesas atacam como os atacantes defendem. Por essa razão, o foco de maior concentração de jogadores é o meio campo, e por isso apareceu o esquema tático 4-5-1. Com quatro defesas, cinco médios e um avançado. Este foi um sistema criado para garantir a superioridade numérica no meio campo, recuando um dos avançados. A divisão do espaço é mais racional, os esforços para defender são menores e melhora a possibilidade de contra-ataque.


        Ocupação e desenvolvimento


        A distribuição mais habitual deste sistema é com quatro defesas, cinco médios e um avançado. Geralmente, os jogadores mais móveis são os defesas laterais e os médios-ala.



        No setor defensivo, composto por dois defesas laterais e dois defesas centrais, Os defesas laterais, geralmente são responsáveis por alguns dos movimentos da equipa, mas sem deixar de lado os movimentos defensivos. Sobem, apoiam, e descem para ajudar a defender. Os seus movimentos dependem da sua habilidade técnica e tática. Por outro lado, para os defesas centais, as caraterísticas principais são a altura, velocidade e concistência.

        Oo setor intermediário é ocupado por três jogadores no corredor central, e um médio-ala em cada faixa lateral. No flanco central, os três médios podem designar várias organizações distintas. No geral, um trinco apoia os dois médios mais avançados, que apoiam os movimentos ofensivos. Por outro lado, os médios-ala devem ser fortes no remate e no cruzamento, rápidos e fortes taticamente, pois nesta organização tática, os corredores laterais são bastante explorados

        O setor ofensivo é apenas ocupado por um jogador. O avançado deve ser tecnicamante forte para segurar a bola e abrandar o jogo ou temporizar, e ao mesmo tempo, possuir um bom remate e boas deslocações em largura e profundidade.

         Distribuição racional dos jogadores pelo terreno de jogo

       Redução das distâncias entre as linhas e os companheiros: Uma vez que a ocupação dos espaços é mais racional, e as linhas de defesa e do meio campo tem um número maior de jogadores, que se podem apoiar em coberturas e apoios, as linhas de marcação são aproximadas, permitindo uma maior pressão na recuperação da posse de bola.
       Possibilidades de eficácia em volta do centro do jogo: Uma vez que a concentrção de jogadores em volta do centro do jogo é grande, e a distribuição dos mesmos triângular, praticamente existem linhas de passe para todo lado, e jogadores em todas as direções, que podem apoiar, tanto defensiva como ofensivamente.
       Maior possibilidade de aproveitar os espaços para o contra-ataque: De facto, existe pressão forte em todos os setores do terreno, e por isso, não importa onde a bola seja recuperada, existe sempre a possibilidade de contra-atacar
       Mais hipóteses de recuperar a bola em zonas altas do terreno:  Para quatro dos médios e o avançado, devido à aproximação das linhas, é mais fácil tentar recuperar a posse d bola durante a saída de jogo do adversário.

Desvantagens

       Jogo em profundidade: Caso não haja jogadores no plantel que jogam verticalmente e que entram na área,, o jogo de passes é escessivo e a equipa não mostra profundidade praticamente nenhuma
       Onde a bola é recuperada: Na organização original deste sistema, a bola é quase sempre recuperada em zona própria do terreno, levando a uma maior distância a percorrer até à baliza adversária
       Demasiadas posições fixas: Principalmente no setor mais adiantado, as posições são emasiado fixas, levano a uma menor mobilidade e imprevisibilidade
       Trabalho de coordenação muito forte: Devido a estes pontos fracos ou inconvenientes aqui descritos, a coordenação da equipa deve ser bastante elevada 

Diferentes aplicações do sistema


        Este sistema tático é muito complexo, e ao mesmo tempo, muito prático. A movimentação os jogadores do setor intermediário, principalmente os médios interiores, permite criar várias organizações, dependendo do momento de jogo. Tanto para o equilíbrio defensivo como para o equilíbrio ofensivo, várias movimntações são feitas. 4-1-4-1, o 4-2-3-1 e o 4-3-2-1 são algumas das movimentações mais populares que o sitema 4-5-1 apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário